quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PROGRAMA DA DISCIPLINA

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CED
Coordenação do Curso de Pedagogia – COPED

PROGRAMA DE DISCIPLINA



DISCIPLINA: Didática Geral
PROFESSOR (A): Marina Cavalcante          MONITORA: Fabiana Bento
CARGA HORÁRIA: 68 h/a
CRÉD.: 04
SEMESTRE: 2011.2
CÓD.:


1. EMENTA
O Papel da Educação, Pedagogia e Didática no processo educativo. A Didática, seu contexto histórico e a formação do Professor. As Tendências Pedagógicas, seus pressupostos, concepções e práticas. O Planejamento Educacional e sua ressignificação na prática docente. Pesquisas e Práticas de Ensino.

2. OBJETIVO GERAL:
Refletir criticamente o fazer do educador, tendo em vista a construção de uma prática educativa comprometida com um projeto de transformação social.


3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O curso busca abordar os elementos estruturantes da atividade do professor, discutindo:
a) as relações entre professor/aluno/conhecimento, mediadas pelas relações entre didática/educação escolar/sociedade;
b) os saberes e as práticas docentes frente às demandas sociais e às inovações educacionais;
c) a organização do trabalho pedagógico;
d) a escola como local de trabalho e de formação do professor.


4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I – Sobre Educação e Didática
- Sentidos e significados da educação e da educação escolar
- A Didática como mediação da prática docente
  UNIDADE II – Sobre a relação com o conhecimento e a organização da aula
-
Projeto Pedagógico/ Planejamento do ensino
- A relação professor-aluno-conhecimento e a questão da aprendizagem
- Organização curricular
- A organização da aula
- Avaliação e o êxito ou fracasso escolar

    UNIDADE III – Sobre o trabalho docente e o ensino
- Profissão professor: saberes e identidade
- Relações professor/ensino/aluno
- Formação docente e identidade
   UNIDADE IV – PESQUISA E ENSINO
                                  - papel da pesquisa no processo de formação docente.
           - Pedagogia de projetos.

5. METODOLOGIA
·       O curso desenvolver-se-á mediante aulas expositivas e dialogadas, leituras e discussões, incluindo a produção de Atividades de Leituras, a realização de visitas e a elaboração de Relatório e de um Trabalho Final
.
6.       AVALIAÇÃO:
Será resultado das notas obtidas nas produções dos estudantes ao longo do curso:
 Nas Atividades de Leitura (resenha);
 Nas Vivências (mini-aulas e visitas)
 No Trabalho Final - Relatório de Apresentação da Disciplina (pôster)
 E Auto- Avaliação

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANASTASIOU, Lea das G. Camargo. ALVES, L. Pessate. Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias e trabalho em aula.  Santa Catarina: UNIVILLE, 2003.
BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
CANDAU, Vera. Didática – questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma &Ação, 2009.
LIBANEO, José Carlos. Didática e escola em uma sociedade complexa. CEPED. UFG. Goias.2011..
CORTELLA. M.S.A escola e o conhecimento.São Paulo. Cortez. 2003.
LOPES, Osima Antônia... [et al]., Repensando a Didática. 5 ed, SP: Papirus, 1991.
LIMA, Socorro e SALES, Josete. Aprendiz da prática docente- a Didática no exercício do magistério. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.
LUCKESI, Cipriano Carlos, Conteúdos escolares, IN...
____________________.Métodos e procedimentosde ensino. IN. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
______________________e Franco Maria Amélia Santoro; Didática: Embates Contemporâneos. São Paulo. Loyola. 2010
PURA, Lucia Oliver Martins, As formas e práticas de interação entre professores e alunos. IN...
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1983

  8..BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CUNHA, Isabel da. O Bom professor e sua prática. Campinas, SP: Papirus, 6 ed., 1996.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional – formar-se para a mudança e a incerteza. (Coleção Questões de Nossa Época, v. 77) São Paulo, SP: Cortez, 1994.
LIBANEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professor? Novas exigências educacionais e profissões docentes. Coleção: Questões de Nossa Época, v. 67. São Paulo: Cortez, 5 ed., 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
LUCKESI, Cirpiano L. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
MORAES, Maria Cândida. O Paradigma educacional emergente. Campinas, SP: Papirus, 1997.
VEIGA, Ilma Passos (org.). Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, 2 ed., 1993.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DE ESTUDO

ENC
ATIVIDADES
Ø                             Integração do grupo – Quem somos a que viemos
Apresentação/discussão do plano de ensino: mini-aulas, auto-avaliação
Ø                                      Acolhida
Unidade I: Educação/ Pedagogia/Didática.
Texto 01: Epistemologia da prática ressignificando a didática– Selma Garrido.
Ø       Unidade I: Educação/ Pedagogia/Didática
Texto 01: Epistemologia da prática ressignificando a didática– Selma Garrido.
Ø       Unidade I: Educação/ Pedagogia/Didática
      Assista o DVD – FILOSOFIA E DIDÁTICA de Autoria da Professora: Terezinha Rios
Levantem as idéias-chave considerando.
. Os conceitos descritos pela autora.
. A caracterização de cada um deles.
. Em grupo de até três integrantes, discuta acerca dos estudos realizados nas aulas do 2º e 3º encontro (conceitos de DIDÁTICA, PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO) e as ideias trabalhadas no DVD. Após este exercício elabore um texto de uma lauda no qual você deve contemplar as considerações do grupo  observando a seguinte orientação.
Ø    UNIDADE II – UNIDADE II – Sobre a relação com o conhecimento e a organização da aula
·   Projeto Pedagógico/ Planejamento do ensino
·   A relação professor-aluno-conhecimento e a questão da aprendizagem
·  Organização curricular
·   A organização da aula
·   Avaliação e o êxito ou fracasso escolar

Ø    UNIDADE II – UNIDADE II – Sobre a relação com o conhecimento e a organização da aula
·   Projeto Pedagógico/ Planejamento do ensino
·   A relação professor-aluno-conhecimento e a questão da aprendizagem
·  Organização curricular
·   A organização da aula
·   Avaliação e o êxito ou fracasso escolar

 
Ø    UNIDADE II – UNIDADE II – Sobre a relação com o conhecimento e a organização da aula
·   Projeto Pedagógico/ Planejamento do ensino
·   A relação professor-aluno-conhecimento e a questão da aprendizagem
·  Organização curricular
·   A organização da aula
·   Avaliação e o êxito ou fracasso escolar

Ø                                      Visita de observação\Preparação do relatório
Ø    Acolhida -
Preparação para as mini-aulas
10º°
Ø    Acolhida 
Realização das mini-aulas
11°
Ø    Acolhida 
Realização das mini-aulas
12°
Ø    Acolhida -
Preparação para as mini-aulas
13°
Ø       UNIDADE III – Sobre o trabalho docente e o ensino
·          Profissão professor: saberes e identidade
·          Relações professor/ensino/aluno
·          Formação docente e identidade
14°
Ø       UNIDADE III – Sobre o trabalho docente e o ensino
·          Profissão professor: saberes e identidade
·          Relações professor/ensino/aluno
·         Formação docente e identidade
16°
Ø       IV. UNIDADE- Pesquisa e ensino/
·         O papel da pesquisa no processo de formação  docente.

16°
Pesquisa e ensino 
·         Tópicos especiais em educação/Vídeo- debate – Terezinha Rios.
17°
Ø    Auto-avaliação/Avaliação da disciplina/Avaliação do trabalho do professor



PARA ANALISAR “DIDATICAMENTE” NOSSA AULA:

Tomaremos algumas aulas do nosso curso de Didática como espaço de análise das abordagens, posturas, recursos e outros tantos aspectos que o grupo considerar interessante de colocar em debate. Com isso busca-se estimular o desenvolvimento da percepção, por parte dos futuros professores/as, a respeito do que está subjacente a uma aula, da trama de relações e interações que se desenvolve ao longo de sua duração, das motivações e estratégias que lhe dão sustentação etc. Em algumas aulas dedicaremos formalmente um tempo para essa análise.
Seguem algumas questões que poderão ajudar o início desse processo, cabendo aos alunos agregarem outras que lhes pareçam impulsionadoras da discussão.

• Quais os objetivos da aula? Foram alcançados?

• Houve alteração no planejamento da aula? Por quê?

• O que foi possível aprender (conceitos, habilidades, valores, posturas...)?

• Quais atividades, recursos, técnicas foram usadas?

• Como foi o desempenho da professora? E da monitora? E dos alunos?

• Como seria possível fazer essa aula de modo diferente?

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