quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ORIENTAÇÕES PARA A VISITA E PARA O TRABALHO

OI

OI TURMA, AQUI ESTÁ AS ORIENTAÇÕES PARA A VISITA E PARA A ELABORAÇÃO DO TRABALHO.


Qualquer dúvida me avise.


ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO EM DIDÁTICA


ONDE FAZER O ESTÁGIO

1) No 1º ciclo do Ensino Fundamental ou em Educação Infantil de escolas públicas (preferencialmente) ou particulares;
2) Em outras situações escolares onde professores exerçam ações de ensino.
OBJETIVOS

· Apreender a diversidade da escola e a complexidade da atuação docente;

· Construir novas representações sobre esse local de trabalho e sobre a aula.

ABORDAGENS

· Caracterização da escola (condições materiais/humanas; organização; funcionamento);

· Caracterização do professor (quem é; o que pensa; como trabalha);

· Caracterização da aula (o que acontece no tempo/espaço em que ela se desenvolve).

ORIENTAÇÕES

· Com a professora ou a Monitora pegar a carta de apresentação.

· Planejar as idas à escola

· Procurar conversar com os professores e alunos

· Observar no mínimo 04 aulas e fazer os registros em um caderno de diário de campo

· Elaborar relatório sobre a visita, as observações sobre a escola e as aulas, contendo:

Introdução (apresentação do relatório); Caracterização da escola, do(s) professor(s) que recebeu o estagiário/a, das aulas; Análise/problematização da vivência propiciada pelo estágio, articulando-a com a bibliografia estudada e os debates ocorridos no curso;Considerações/ Preparação do PÔSTER

ALGUNS ASPECTOS QUE FAVORECEM AS OBSERVAÇÕES SOBRE A AULA

a) Como o/a professor/a entra na sala? Como ele/a se dirige aos alunos? Como obtém silêncio? Como começa a aula?b) Como o conteúdo é apresentado? Articula com o conhecimento anterior? Estimula a participação dos alunos? Propõe situações capazes de instigar o interesse/curiosidade dos alunos?c) Como desenvolve a aula? Quais estratégias de aprendizagem são usadas? Como o/a professor/a trabalha com elas? Quais dificuldades são percebidas em seu trabalho?d) Quais inovações estão presentes na aula?Como o/a professor/a trabalha com elas? Quais dificuldades são percebidas em seu trabalho?e) Como o/a professor/a lida com a indisciplina? o que gerou a manifestação presenciada por você? Foi a relação pedagógica? Foram alunos-problema? O que o/a professor/a fez?f) Como o/a professor/a finaliza a aula? Faz uma síntese? Propõe algo para a próxima aula?

ALGUNS PONTOS QUE PODEM FAVORECER A APROXIMAÇÃO COM PROFESSOR/A

Formação (qual, onde); tempo de trabalho; Quais funções já ocupou; Há quanto tempo está nesta escola; O que acha da escola; O que sente com o trabalho que realiza; Como trabalha; quais inovações incorporou à sua prática; O que acha das inovações; Quais dificuldades tem para trabalhar com elas; como inicia/desenvolve/Avalia a aula; todo aluno é capaz de aprender ou não; o que pensa dos alunos....

ALGUNS ASPECTOS QUE FAVORECEM A CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Dados gerais (clientela, bairro etc); tamanho (nº de alunos/profs./ funções de classes, de turnos); instalações; recursos didáticos e de apoio (laboratórios, tv, vídeo, computadores, projetores etc); quais são os grandes problemas da escola; como ela está se organizando para enfrentá-los; aprovação/reprovação/evasão; como é feita a recuperação; como é a relação com a comunidade e com as famílias; como é a grade curricular; quais projetos existem na escola; são projetos coletivos ou individuais; como funciona o HTPC; quais inovações estão sendo implantadas na escola e o que a escola teve de fazer para implantá-las


ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO DE ESTÁGIO

1.Cada grupo deverá escolher um aspecto das situações de ensino (relação professor-aluno, currículo, projeto pedagógico, planejamento de disciplinas e de aulas, organização dos conteúdos, recursos didáticos, avaliação, disciplina/indisciplina etc.) para realizar observação de ______ horas na escola. Tais observações serão descritas e analisadas num Relatório Individual a ser entregue para avaliação, totalizando ­­­_____ horas de estágio.
Os estudantes comporão grupos de até 3 participantes, que se reunirão por temática escolhida. Após a realização do estágio cada Grupo elaborará uma síntese, que serão conjuntamente registradas em um PÔSTER a ser apresentado à classe para discussão.

2. Relatório de Estágio: Data a combinar

Formato do Relatório O texto deverá ter entre 4 e 8 páginas, em Word, Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5cm, contendo: 1) folha de rosto com a identificação do trabalho e do autor/a (nome, curso de origem e turma); 2) introdução; 3) descrição da escola e das aulas observadas; 4) desenvolvimento da análise com o apoio da bibliografia estudada no curso de Didática e com acréscimo de outras que cada estudante considerar adequada; 4) conclusão.


3.SESSÃO DE PÔSTER - Data a combinar

Formato do Pôster: deverá ter 1,20m de altura X 80cm de largura e conter: a) título; b) identificação dos autores, das escolas onde os estágios foram realizados e da temática comum; c) aspectos positivos e negativos comuns; d) particularidades significativas; e) possibilidades que se abrem a partir do que foi observado; f) outros aspectos relevantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário