terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Forum de Didática

- Caroline Vasconcelos Cabral Gurgel
Hoje bem cedo eu postei sobre a escola que visitei, junto com minha equipe. Para garantir, a tarde eu olhei novamente e já não vi mais o meu post, então eu editei e postei novamente. Agora a noitinha vim verificar se meu post estava tudo certo, o meu e o da minha equipe, que postaram durante a tarde, e não vejo mais nenhum dos nossos três. Como tenho salvo no meu computador os três post da minha equipe, eu vou aqui nessa publicação colocar os de nós três (Caroline Cabral, Jamily Holanda e Janaina Ramos)

- Caroline Cabral Gurgel (equipe com: Jamily Holanda e Janaina Ramos)

Visitamos uma escola particular, nossa experiência foi até engraçada, era o penúltimo dia de aula, então as crianças estavam batendo foto para a festinha, foi também a tarde que teve a visita do Papai Noel, além de uma avaliação de Matemática, isso mesmo: avaliação de matemática para a sala do Infantil 4.

No dia em que fomos a auxiliar tinha faltado e como eu sou conhecida no colégio não contive e me sentir disposta a ajudá-la, enquanto as meninas estavam fazendo anotações eu tive a oportunidade de vivenciar, recorte e coloquei uns dadinhos para uma atividade que os alunos iam fazer em casa, além de ter feito a agenda deles, ajudei a professora com a avaliação ao lado de alunos que não estavam conseguindo fazer direitinho e no fim da aula sentei com eles numa rodinha para cantar enquanto a professora finalizava uma avaliação com dois alunos que apresentaram mais dificuldade.

Essa foi minha experiência, as meninas vão falar sobre como foi a aula.

- Janaina Ramos (equipe com: Caroline Cabral Gurgel e Jamily Holanda)

Chegamos na hora que a aula começou, sentamos cada uma em uma mesinha, separadas, a Carol foi ajudar a professora e nós ficamos fazendo as anotações necessárias para o relatório.

Percebemos que a professora estava muito agitada, logo no começo ele tratava seus alunos muito bem, eram ao todo 17 alunos naquela salinha, mas ao evoluir do tempo a professora foi ficando nervosa. Ela nos contou que a coordenação a manda passar uma avaliação, mas ela sabe que não dá para fazer nem para avaliar uma criança de 4 anos (em média) com uma avaliação.

Percebemos que os alunos também são bem agitados, mas eles fazem tudo bem direitinho, a professora nos contou que ela os acostumou desde o começo a serem independentes, por exemplo, quando ela pede que peguem o livro, eles não reclamam se levantam e pegam seus livros, que após a merenda eles pegam suas escovas de dente e vão ao banheiro escovar, sem precisar da professora ao lado constantemente.

- Jamily Holanda (equipe com: Caroline Cabral Gurgel e Janaina Ramos)

A experiência foi super gratificante, escutamos muito das professoras que ali saberíamos se estamos fazendo o curso certo, se é isso que realmente queremos. E vemos o quanto estão desmotivadas as professoras de hoje em dia, e isso reflete muito no trabalho que elas iram fazer dentro da sala de aula.

A aula foi sobre os tamanhos (maior, médio, menor), a professora fez uma atividade no livro com eles, sobre quantidade e tamanho, alguns alunos tiveram mais dificuldade, mas a professora não se negou a ajudá-los, era sempre se dirigia ao aluno e tirava sua dúvida, ajuda a escolher a opção certa.

A avaliação era de 10 questões, a professora explicava uma vez para todos e seguia para a mesinha dos que ela sabia que tinha mais dificuldade, questões de circular a pipa mais alta, pintar a maior arvore de Natal, questões simples. E ao ser questionada sobre como avaliar essas crianças, ela respondeu que seu relatório estava pronto, que esse prova só estava sendo feito por uma exigência da coordenação, mas que uma avaliação final é feita durante todo o ano levando em conta o desenvolvimento de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário