Sabemos que uma práxis educativa baseada na reflexão e criticidade do professor é fundamental para que ocorra uma aprendizagem significativa. A partir disso percebemos a importância do processo do planejamento contemplando seus elementos (diagnóstico, objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação), sendo essencial para uma prática educativa dialógica, promovendo a aprendizagem dos educandos, baseado na ação-reflexão-ação (SHÖN. 2000).
Com base nos textos estudados e na realização da aula da professora, o que vocês observaram, será que ela planeja e contempla esses elementos, promovendo a aprendizagem dos educandos? Dê exemplos da ação praticada pela professora?
LEMBRANDO! A postagem da observação da visita é obrigatório e individual, não esqueça vale como frequência.
- Caroline Cabral Gurgel (equipe com: Jamily Holanda e Janaina Ramos)
Visitamos uma escola particular, nossa experiência foi até engraçada, era o penúltimo dia de aula, então as crianças estavam batendo foto para a festinha, foi também a tarde que teve a visita do Papai Noel, além de uma avaliação de Matemática, isso mesmo: avaliação de matemática para a sala do Infantil 4.
No dia em que fomos a auxiliar tinha faltado e como eu sou conhecida no colégio não contive e me sentir disposta a ajudá-la, enquanto as meninas estavam fazendo anotações eu tive a oportunidade de vivenciar, recorte e coloquei uns dadinhos para uma atividade que os alunos iam fazer em casa, além de ter feito a agenda deles, ajudei a professora com a avaliação ao lado de alunos que não estavam conseguindo fazer direitinho e no fim da aula sentei com eles numa rodinha para cantar enquanto a professora finalizava uma avaliação com dois alunos que apresentaram mais dificuldade.
Essa foi minha experiência, as meninas vão falar sobre como foi a aula.
Eu, Diego Sena, analisei a troca de experiências entre as crianças do infantil V. No dia 22/11, que era o dia da música, a professora da sala aproveitou pra trabalhar algumas músicas que faziam parte do convívio das crianças. A minha tarde foi muito interessante, pois a professora aplicava muitas atividades de colagem, desenhos e até com brinquedos educativos. Através desta observação, percebi que todas atividades partiam de planejamento e que este, por sua vez, tinha como foco o pleno desenvolvimento das crianças. Foi uma experiência muito colaborativa para minha formação e espero que através desta vivência, possamos nos estimular, fazendo a diferença nas práticas de ensino atuais. Alguns aspectos físicos interessantes da sala de aula: espelho, calendário, mural de aniversariantes, atividades dos alunos fixadas na parede, brinquedos, mesas e carteiras coloridas e adequadas ao tamanho das crianças e etc. E só um pequeno detalhe: isso tudo em uma escola pública, o que mostra que temos como trabalhar, só depende da nossa vontade de mudar a realidade que nos cerca.
Gilvan Diego Sena Paiva - 4º semestre - Didática Geral - 06/12
- Janaina Ramos (equipe com: Caroline Cabral Gurgel e Jamily Holanda)
Chegamos na hora que a aula começou, sentamos cada uma em uma mesinha, separadas, a Carol foi ajudar a professora e nós ficamos fazendo as anotações necessárias para o relatório.
Percebemos que a professora estava muito agitada, logo no começo ele tratava seus alunos muito bem, eram ao todo 17 alunos naquela salinha, mas ao evoluir do tempo a professora foi ficando nervosa. Ela nos contou que a coordenação a manda passar uma avaliação, mas ela sabe que não dá para fazer nem para avaliar uma criança de 4 anos (em média) com uma avaliação.
Percebemos que os alunos também são bem agitados, mas eles fazem tudo bem direitinho, a professora nos contou que ela os acostumou desde o começo a serem independentes, por exemplo, quando ela pede que peguem o livro, eles não reclamam se levantam e pegam seus livros, que após a merenda eles pegam suas escovas de dente e vão ao banheiro escovar, sem precisar da professora ao lado constantemente.
*Marcela Alexandre
(Equipe:Marcela,Raquel e Mônica)
COMO JÁ DITO NO FORUM ANTERIOR VISITAMOS A EMEIF SANTA ISABEL ASSISTIMOS A AULA NUMA SALA PEQUENA COM EM MEDIA 20 ALUNOS OU MAIS, MESMO ASSIM A PROFESSORA CONSEGUIA PRENDER A ATENCAO DOS ALUNOS, AS VEZES ELES FIVAM MAIS AGITADOS MAIS A PROFESSORA CONSEGUIA TER O CONTROLE..PRIMEIRO A PROFESSORA FEZ UMA ATIVIDADE ENSINANDO OS ALUNOS A FAZER UMA PETECA, NESSA HORA TODAS AS CRIANÇAS QUERIAM PARTICIPAR, MAS DEPOIS FICOU UMA BAGUNÇA PQ TODOS QUERIAM FICAR JOGANDO PETECA NA SALA DE AULA..DEPOIS NESSA ATIVIDADE FOI O INTERVALO...LOGO EM SEGUIDA AULA DE MATEMATICA .A PROFESSORA FEZ EM MEDIA DUAS DINAMICAS DE ACORDO COM O TEMA DA EXOLICAÇAO E OS ALUNOS SEMPRE FICAVAM EMPOLGADOS!PERCEBEMOS QUE A PROFESSORA TINHA DIFICULDADE EM REALIZAR DINAMICA DEVIDO O TAMNHO DA SALA QUE RA MUITO PEQUENA...E ELA NAO DISPUNHA DE NENHUM AUXILIAR..NO GERAL A EXPERIENCIA FOI MARAVILHOSA E BASTANTE ENRIQUECEDORA!
Karla Mariana
Olá, bom dia!
A escola que visitamos é particular e observamos uma turma de 1º ano. Achamos que ocorreu uma aula para uma contribuição significativa de aprendizagem, a professora estava em aula de revisão para a prova e esta foi feita de forma alternativa para resolver as questões do TD apresentado.
Francisca Larissa
Analisando o trabalho executado, percebemos que este serviu como forma de contribuição para as nossa experiência acadêmica e em sala de aula. Podemos perceber que os nossos objetivos propostos foram alcançados com sucesso, posto que, conseguimos aprender com a prática observacional.
Devido a problemas de sumiço no blog,aqui está minha postagem novamente:
ResponderExcluirSou Marília Brito e fiz dupla com a Márcia.
Visitamos a uma escola pública no bairro Curió. Foi uma visita bastante prazerosa, pois vimos que de acordo com os nossos estudos a professora interage com os alunos. Ela é intermediária dos conteúdos por meio de debates com os alunos, onde eles participam ativamente e assim ela os faz seres participativos e pensantes. Traz assuntos voltados para a realidade deles e ensina através do lúdico, pois acredita ser um grande motivador da educação. ela ainda nos contou que a avaliação dos alunos é feita diariamente, acompanhando o processo de cada um por meio de intervenções pedagógicas (atividades direcionadas para as dificuldades de cada um). Desta forma percebemos que o relacionamento dela com os alunos é muito bom e não há muitos barreiras. Em relação aos alunos, eles se mostraram bem participativos, gostam de brincadeiras, músicas e histórias, que são atividades frequentes na rotina deles. Na sala havia um aluno com necessidades especiais e observamos que a professora dedica um atenção maior para ele, contribuindo assim, para um melhor desenvolvimento do mesmo!