segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Olá turma, boa tarde!

Abaixo o relatório da segunda visita de nossa equipe (Raquel, Marcela e Mônica) a uma escola municipal de Fortaleza.

A princípio, o que se pôde observar em relação ao estágio na sala de aula foi o pequeno espaço do ambiente para a quantidade de alunos. 21 alunos em uma área de 20 m². A sala possui carteiras proporcionais ao número de alunos e apesar do pequeno espaço o ambiente é bem organizado e arejado, com uma boa ventilação e bem higienizado. A decoração do mesmo foi algo que despertou nossa atenção, pois é confeccionada e elaborada pelos próprios alunos. A professora apenas auxiliou na ornamentação.

A sala visitada foi o 2° ano do ensino fundamental e continha alunos fora e na faixa etária da média de idade para crianças dessa série. Algumas crianças mostraram-se ansiosas para o início da aula, mas com o desenvolver da rotina notou-se que elas se dispersaram e que a professora não soube inseri-las ao contexto pedagógico.

A professora colocou-se, em sua aula Língua Portuguesa, de forma bastante dinâmica e carinhosa com os alunos, mas em alguns momentos demonstrou não possuir domínio de sala, ocasionando a dispersão dos mesmos.

Quanto à metodologia do conteúdo constatamos traços de tradicionalismo, mecanicidade e repetição. O que se confirmou ao percebermos que o que tinha sido ministrado pela professora há dez minutos, com a resolução de uma atividade, parecia não ter sido algo aprendido e sim “decorado”, e para alguns nem aprendido nem decorado.

A nossa segunda visita encerrou-se com uma visão diferente, e certa decepção em relação à primeira, já que percebemos que falta muito a ser feito para que alcancemos uma educação de qualidade no Brasil.

Ana Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário