CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DE ESTUDO
1°Integração do grupo – Quem somos a que viemos
Apresentação/discussão do plano de ensino: mini-aulas, auto-avaliação
2°Acolhida
Unidade I: Educação/ Pedagogia/Didática.
Texto 01: Epistemologia da prática ressignificando a didática– Selma Garrido.
3°Unidade I: Educação/ Pedagogia/Didática
Texto 02 - o campo teórico e profissional da didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias - autor -José Carlos Libâneo
SLIDES APOAIDO no Texto 04 - Pedagogia e Didática: da teoria do ensino a teoria da formação - Autora -Maria Amália Santoro Franco
4ºUnidade I: Educação/ Pedagogia/Didática
Assista o DVD – FILOSOFIA E DIDÁTICA de Autoria da Professora: Terezinha Rios
Levantem as idéias-chave considerando:
•Os conceitos descritos pela autora.
•A caracterização de cada um deles.
•Em grupo de até três integrantes, discuta acerca dos estudos realizados nas aulas do 2º e 3º encontro (conceitos de DIDÁTICA, PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO) e as ideias trabalhadas no DVD. Após este exercício elabore um texto de uma lauda no qual vc deve contemplar as considerações do grupo observando a seguinte orientação.
•Orientações para o estágio de observação/ Texto 5 – Escola complexa/ Libaneo
Texto 03 - Ampliar o diálogo de saberes para a docência, autora - Terezinha Azerêdo Rios
5º e 6ºPrimeira sessão de estágio – Um olhar sobre a escola
Orientações entregues em sala de aula
7ºRealização do primeiro FÓRUM via BLOG coordenado pela monitora – Fabiana Bento
Apoio – Texto 5 - Escola pública brasileira, um sonho frustrado: falharam as escolas ou as políticas educacionais? José Carlos Libâneo
8°UNIDADE II – UNIDADE II – Sobre a relação com o conhecimento e a organização da aula
• Projeto Pedagógico/ Planejamento do ensino
•A relação professor-aluno-conhecimento e a questão da aprendizagem
•Organização curricular
•A organização da aula
• Avaliação e o êxito ou fracasso escolar
9ºUNIDADE II – UNIDADE II – Sobre a relação com o conhecimento e a organização da aula
•Projeto Pedagógico/ Planejamento do ensino
•A relação professor-aluno-conhecimento e a questão da aprendizagem
•Organização curricular
•A organização da aula
• Avaliação e o êxito ou fracasso escolar
•Preparação para as mini-aulas
10ºAcolhida
Realização das mini-aulas
11°Acolhida
Realização das mini-aulas
12°UNIDADE III – Sobre o trabalho docente e o ensino
•Profissão professor: saberes e identidade
•Relações professor/ensino/aluno
•Formação docente e identidade
13°UNIDADE III – Sobre o trabalho docente e o ensino
•Profissão professor: saberes e identidade
•Relações professor/ensino/aluno
•Formação docente e identidade
14°/ 15ºSegunda sessão de estágio /FÓRUM– Um olhar sobre a sala de aula
•Orientações entregues em sala de aula
16° /17º. Terceira sessão de estágio /FÓRUM – Um olhar sobre a sala de aula
•Orientações entregues em sala de aula
18°IV. UNIDADE- Pesquisa e ensino/
•O papel da pesquisa no processo de formação docente - Palestra
•Orientações para a elaboração do relatório e sessão de PÔSTER
19ºSessão de Pôster
Auto-avaliação/Avaliação da disciplina/Avaliação do trabalho do professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário