terça-feira, 20 de setembro de 2011

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO EM DIDÁTICA

OI TURMA, ESSAS SÃO ALGUMAS ORIENTAÇÕES

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO EM DIDÁTICA

ONDE FAZER O ESTÁGIO

1) No 1º ciclo do Ensino Fundamental ou em Educação Infantil de escolas públicas (preferencialmente) ou particulares;
2) Em outras situações escolares onde professores exerçam ações de ensino.
OBJETIVOS
• Apreender a diversidade da escola e a complexidade da atuação docente;
• Construir novas representações sobre esse local de trabalho e sobre a aula.
ABORDAGENS
• Caracterização da escola (condições materiais/humanas; organização; funcionamento);
• Caracterização do professor (quem é; o que pensa; como trabalha);
• Caracterização da aula (o que acontece no tempo/espaço em que ela se desenvolve).
ORIENTAÇÕES
• Com a professora ou a Monitora pegar a carta de apresentação.
• Planejar as idas à escola
• Procurar conversar com os professores e alunos
• Observar no mínimo 04 aulas e fazer os registros em um caderno de diário de campo
• Elaborar relatório sobre a visita, as observações sobre a escola e as aulas, contendo:
Introdução (apresentação do relatório); Caracterização da escola, do(s) professor(s) que recebeu o estagiário/a, das aulas; Análise/problematização da vivência propiciada pelo estágio, articulando-a com a bibliografia estudada e os debates ocorridos no curso;Considerações/ Preparação do PÔSTER
ALGUNS ASPECTOS QUE FAVORECEM AS OBSERVAÇÕES SOBRE A AULA
a) Como o/a professor/a entra na sala? Como ele/a se dirige aos alunos? Como obtém silêncio? Como começa a aula?b) Como o conteúdo é apresentado? Articula com o conhecimento anterior? Estimula a participação dos alunos? Propõe situações capazes de instigar o interesse/curiosidade dos alunos?c) Como desenvolve a aula? Quais estratégias de aprendizagem são usadas? Como o/a professor/a trabalha com elas? Quais dificuldades são percebidas em seu trabalho?d) Quais inovações estão presentes na aula?Como o/a professor/a trabalha com elas? Quais dificuldades são percebidas em seu trabalho?e) Como o/a professor/a lida com a indisciplina? o que gerou a manifestação presenciada por você? Foi a relação pedagógica? Foram alunos-problema? O que o/a professor/a fez?f) Como o/a professor/a finaliza a aula? Faz uma síntese? Propõe algo para a próxima aula?
ALGUNS PONTOS QUE PODEM FAVORECER A APROXIMAÇÃO COM PROFESSOR/A
Formação (qual, onde); tempo de trabalho; Quais funções já ocupou; Há quanto tempo está nesta escola; O que acha da escola; O que sente com o trabalho que realiza; Como trabalha; quais inovações incorporou à sua prática; O que acha das inovações; Quais dificuldades tem para trabalhar com elas; como inicia/desenvolve/Avalia a aula; todo aluno é capaz de aprender ou não; o que pensa dos alunos....
ALGUNS ASPECTOS QUE FAVORECEM A CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Dados gerais (clientela, bairro etc); tamanho (nº de alunos/profs./ funções de classes, de turnos); instalações; recursos didáticos e de apoio (laboratórios, tv, vídeo, computadores, projetores etc); quais são os grandes problemas da escola; como ela está se organizando para enfrentá-los; aprovação/reprovação/evasão; como é feita a recuperação; como é a relação com a comunidade e com as famílias; como é a grade curricular; quais projetos existem na escola; são projetos coletivos ou individuais; como funciona o HTPC; quais inovações estão sendo implantadas na escola e o que a escola teve de fazer para implantá-las

Nenhum comentário:

Postar um comentário