segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FÓRUM DE DIDÁTICA

OI TURMA, DAREMOS INÍCIO AO NOSSO FÓRUM FAZENDO UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA.

É notório vermos como as escolas andam defasadas e muitas até longe de ser um ambiente de ensino que favoreça uma educação de qualidade, vários são os fatores que descaracterizam e prejudicam a atuação da escola nesse processo de ensino-aprendizagem.
Com base no texto o autor, (...) aponta quatro funções da escola: " instância de reprodução social, lugar de compartilhamento social e vivências sócio-culturais, lugar de vivência das relações democráticas, lugar de formação cultural e científica" (Libâneo, 2007).

Com base na leitura do texto 5 e a visita na escola, discorra sobre os principais pontos observados na escola, e se questionem se a escola observada apresenta uma dessas funções ou todas.

OBS. AO EDITAR SUAS OBSERVAÇÕES EM SEGUIDA COLOQUEM O NOME COMPLETO.

Continuem...






obs: Pela segunda vez estou postando!!

Sou Juliane Gonçalves Queiroz, minha equipe é formada por: Juliane, Francisca Brena e Anne Heide.

A escola que visitamos é localizada no bairro Benfica e ensina do infantil dois ao quinto ano, em vista por ser uma escola particular possui um bom espaço e uma boa estrutura, porém existem algumas carências.

A escola antigamente ensinava até o nono ano, mas com surgimento de outras escolas os alunos foram saindo e a escola teve que retirar do sexto ao nono ano. A uma grande carência de alunos, existem salas com quatro alunos, três e até mesmo um aluno. As salas são mais cheias no ensino infantil contendo em média 10 alunos, varia por sala.

Por serem poucos alunos na sala a atenção do professor-aluno é ótima, fazendo com que o professor fique bem atento com os exercícios feitos pelos alunos e a atenção dos alunos a aula também, pois como são poucos é mais fácil obter o comportamento e a atenção dos mesmos. A escola trabalha em cima da dificuldade do aluno, obtendo assim um bom desempenho deles.

A escola possui um bom pátio de recreação, um parquinho, possuí também laboratório de informática, porém não está funcionando, possuí laboratório de TV e vídeo, enfim. No geral é uma boa escola, mas tem que ser melhorada em alguns aspectos.

Juliane Gonçalves Queiroz








* Bom dia!
Minha equipe é formada por Caroline Cabral, Janaina Ramos e Jamily Holanda, nós visitamos o Colégio 7 de Setembro Infantil. Seu endereço é: Rua: Beni de Carvalho, n° 1011, ao lado da sede Edilson Brasil Soárez, na Aldeota.

Com uma super estrutura, o Colégio 7 de Setembro, é de encher os olhos, tanto dos visitantes como dos próprios alunos. Com 3 quadras, 2 piscinas e uma mini-cidade, o colégio conta com sistema integral e aulas de Arte, Esporte e Língua Estrangeira.
No dia de nossa visita, estava tendo o dia do banho de piscina para uma turma, e o dia da recreação para outras duas turmas, as crianças estavam nas quadras com vários brinquedos lúdicos e sempre acompanhados de dois professores.
No esporte os alunos podem aprender: Futsal, Basquete, Vôlei, Caratê, Hidroginástica, Natação, Ginástica Rítmica, Patinação e Badminton.
Nas aulas de artes: Artes Plásticas, Teatro, Coral, Teclado, Bateria, Violão, Flauta, Guitarra, Contrabaixo e Percussão.
Caroline Cabral.







- Como já citado pela aluna Caroline Cabral, a escola visitada (7 de Setembro), conta com uma super estrutura física. Lembramos, que tal fato ocorre, por se tratar de uma escola particular, bem conceituada e onde estudam crianças que, na sua maioria, vem de família com alto poder aquisitivo, e que podem pagar a mensalidade da escola. Desde a limpeza do ambiente da sala de aula, até a qualidade com os brinquedos lúdicos, tudo é muito bem cuidado e zelado. O quadro de professores (51 professores do infantil 1 até o 1° ano do fundamental) também encontra-se completo, o que não ocorre em grande parte da realidade das escolas públicas.

Problemas como os de evasão escolar e repetência, são casos isolados. A evasão é praticamente inexistente (tratando a evasão como um caso em que a criança para de estudar, não somente, muda de escola), e os casos de repetência são raros e só ocorrem em casos extremos (até porque, a nossa visita foi focada na educação infantil).

Enfim, constatamos uma grande disparidade da realidade visitada para a realidade da maioria das escolas públicas cearenses.



Janaina Ramos








-Visitei a escola Maria do Socorro Viana ,pública de Maracanaú


É notável a carência de espaços lúdicos para as crianças,no qual a formação cultural é a mesma mesmice de quando estão em casa ,sem ampliar o seu desenvolvimento humano e cultural, pois ao chegar na escola percebo apenas a vontado dos professores em cumprir carga horária e não passar ao aluno a formação e apresentar vivências ,para eles poderem notar a vida de outro modo e não apenas reproduzindo a condição que ele já convive na sociedade, deveriam apresentar valores e relãções democráticas ,no qual não foi apresentado pela a escola

Katiely Vieira Gusmão


-

Olá, bom dia.

A minha dupla é composta por: Karla Mariana e Francisca Larissa, visitamos a Escola Maria Ester, na qual trata-se de uma instituição privada, localizada no bairro Itapery. À primeira vista, é uma escola bem ampla e com uma área bem arborizada, é de fácil acesso dispõe de dois andares, funcionando nos turnos manhã e tarde. Durante a visita, podemos perceber que a escola é bastante inclusiva possuindo rampas de acesso além das escadas. É notório, que a escola possui câmeras no pátio e nas salas de aulas para a vigilância dos alunos, um laboratório de informática e um de ciências, oito banheiros (dois no pátio principal, dois em frente aos laboratórios, dois na quadra esportiva e dois na educação infantil).

Francisca Larissa







Conseguimos bastantes informações, porém, não conseguimos falar com a coordenadora da educação infantil e fundamental, e deixamos uma folha com as perguntas a serem respondidas, só que até hoje ela não respondeu... Isso nos pareceu um dos problemas aparentes. Percebemos um bom incentivo a reciclagem do lixo com a coleta seletiva, porém há falhas, pois, para crianças não letradas, fica difícil a compreensão de onde colocar o lixo certo.

Karla Mariana







- Minha dupla é a Márcia Andrade e nós visitamos uma escola pública que fica no bairro Curió. É uma escola grande e atende um alto número de alunos. Na estrutura da escola pode-se observar uma quadra de esportes e parquinhos para o lazer das crianças. Quanto a área de estudo há um laboratório de informática; e uma biblioteca organizada e bem frequentada. Para o melhor desempenho dos alunos a escola possui uma sala de AEE (atendimento educacional especializado) e que por sinal é bem equipada. Em algumas salas vimos a presença de sons, televisão e DVD. Neste dia houve uma apresentação que tinha por tema "O Brasil", tema que é prestigiado e apreciado no mês de setembro, por causa da data da independência (faz parte dos projetos da escola). As salas são bem ventiladas e organizadas, porém em algumas delas apresentam cupins, uma pintura antiga e cadeiras velhas. Quanto a interação família-escola fica mais por conta do professor que é responsável por assistir seus alunos e intervir junto as famílias nos problemas de cada criança.

Marília Brito de Castro.







Olá, galera! No dia 20/07, eu (Diego Sena) e a Francy fomos visitar o EMEIF Mozart Pinto que fica localizado no bairro Montese. Esta instituição dispõe de uma estrutura muito ampla e prazerosa para todos os que a frequentam. Além disso, a escola possui quadra coberta, pátio externo, sala de informática, biblioteca, sala de dança e etc. Muitos projetos são desenvolvidos pela instituição visitada, como por exemplo, o projeto Mais educação, Projeto de saúde bucal e rádio escola, onde os alunos interagem e desenvolvem suas potencialidades em diversas artes. Sem dúvida, essa é uma escola que aplica os recursos passados pelo governo em atividades pedagógicas e, com isso, tem mudado o cotidiano de muitos alunos. Gilvan Diego Sena Paiva



Visitei o colégio 7 de Setembro, na Aldeota e como a Caroline Cabral falou, o colégio é de encher os olhos, mesmo. Então, escolhemos o 7 de Setembro, pois sabíamos que muitos iriam optar por colégios públicos, como foi a orientação do trabalho. Ao visitar um colégio particular, de classe alta podemos ter a experiência de outra realidade, podemos mostrar outra visão da escola. O colégio é mesmo grandioso, organizado, colorido, arborizado, cheio de atividades para as crianças e etc. Os problemas, a olho nu, são inexistentes, a evasão e repetência são casos isolados, como falou a Janaina Ramos. As salas de aula têm os móveis pequenos, próprios para as crianças, são coloridos e bem arejados, com janelas bem grandes e na altura deles. Cada sala de aula tem o nome de um artista, de um pintor, alguém que foi marcante para a história da arte. No Projeto Político Pedagógico, a escola se mostra bastante preocupada com a formação individual, com a formação do caráter, no desenvolvimento do ser humano. A relação com os funcionários é bem estabelecida e de parceria, ou pela menos é o que consta nos documentos.
- Jamily Holanda de Siqueira (equipe: Caroline Cabral, Janaina Ramos e Jamily Holanda - colégio 7 de Setembro, sede aldeota0






Minha equipe é formada por: Anne Heide, Francisca Brena e Juliane

Como a Juliane já falou visitamos uma escola no bairro Benfica que ensina do infantil dois ao quinto ano.

A escola tem algumas carências, como a falta de alunos. É uma boa escola, porém precisaria de um diferencial para crescer.

A professora sabe o conteúdo e ensina bem seus alunos, porém algumas vezes ela não tem muita paciência o que não é aceitável, pois na sala só havia três alunos.

Vale ressaltar, como já foi citado que a escola possui um bom pátio de recreação, um parquinho, um laboratório de informática, porém não está funcionando e um laboratório de TV e vídeo.

Francisca Brena de Lima Façanha



* Marcela Alexandre Rodrigues ( postando novamente...)

Minha equipe é composta por: Ana Raquel, Marcela e Mônica.


A escola que visitei fica no bairro Bom Jardim é a EMEIF Santa Isabel ,a escola foi muito receptiva e percebemos a dedicação dos profissionais a escola.Percebemos falta de estrutura, as salas eram bem pequenas e tinham muitos alunos nelas.


O que me chamou mais atenção foi o trabalho dos profissionais eles davam todo apoio aos alunos, e uma das dificuldades encontradas foi a falta de interesse de algumas familias pelos alunos.


Existem muitos projetos na escoola um deles é feito pelo Ronda do Quarteirão, eles falam sobre a violencia, a função do policial da sociedade, e conscientizacao os alunos a não usarem drogas, a apresentação é feita em forma de teatro.Além de outros projetos..


Também é feito uma concientização ao respeito dos idosos e pessoas com deficiência.


Percebemos que uma das dificuldades da professora é a falta de auxiliar, não conseguia acompanhar as ativiades de todos os alunos devido a esse problema.


A experiência foi maravilhosa colhemos muitas informações a respeito da escola.



Somos Gisele Arruda e Barbara Linhares.

Visitamos a Escola Emeif Frei Lauro, Escola Municipal de Fortaleza.
No aspecto fisíco a Escola é bem organizada, limpa(lixeira em toda parte do ambiente), colorida, com acessibilidade para pessoas com deficiência, possui um refeitorio do qual é bem higienizado. O recreio é separado por series, em uma quadra é o recreio infantil monitorado por dois auxiliares e em outra quadra é o recreio do segundo, terceiro e quarto ano, também monitorado. A separação é para evitar qualquer acidente com as crianças menores. a Escola também possui um parquinho e uma biblioteca bem equipada, com computador, televisão, dvd e muitos livros. Em relação ao fardamento das crianças, todos os alunos estavam uniformizados. Podemos perceber que há muita responsabilidade em melhorar cada vez mais a escola e a satisfação em fazer com que os alunos aprendam não só para passar de ano e sim para a vida.


Gisele G. Dias Arruda


VISITA

Olá, pessoal!

Meu grupo (Celiane, Suelen e Fábio) visitou uma escola municipal localizada no bairro São Gerardo. A visita foi bastante interessante, pois conseguimos observar além das condições físicas da escola. O prédio da escola é bastante antigo e por muito tempo (50 anos) foi alugado pela prefeitura. O que mais chamou nossa atenção mesmo foi a forma pouco receptiva dos funcionários da escola. Infelizmente nos deparamos com uma realidade bastante difícil no que se refere às instalações e às interações de alguns adultos com as crianças. Temos bastante material para debater. Abraços a todos!!!
Celiane Oliveira


Visita à EMEF do Jatobá

Eu (Rayssa) Ivanna e Rayane visitamos uma uma escola pública chamada EMEF do Jatobá localizada no município de Maracanaú, no bairro Jardim Jatobá, na Av. Juscelino Kubitschek, 1941. A escola atende alunos da comunidade e possui vários programas que melhoram a qualidade de ensino e levam os educandos à aprendizagem, como é o caso do Programa Mais Educação. Um ponto negativo observado na escola foi o descaso de alguns professores quanto a educação dos alunos. Essa visita foi muito profícua, pois tivemos a oportunidade de analisar a organização da escola pública e os métodos usados em prol do aprendizado dos alunos.


Olá pessoal, Boa tarde!!!


Sou Ana Raquel e a equipe a qual faço parte é composta por mim, Marcela Alexandre e Mônica Menezes.
Nosso estágio está sendo desenvolvido em uma escola municipal de Fortaleza, localizada no bairro Bom Jardim, chamada EMEIF Santa Isabel.
A instituição citada atende alunos entre os 7 e 14 anos (do 2º, 3º, 4º e 5º ano do fundamental) . Embora em sua nomenclatura conste Ensino Infantil a escola atende somente alunos do ensino fundamental, pois recebe essa clientela de uma outra unidade. A escola atende 650 alunos e possui 30 salas, funcionando 15 no turno da manhã e 15 no turno da tarde. Há uma sala que é destinada para o Mais Educação que funciona como um ensino integral. A entidade também possui uma sala com acessibilidade para alunos portadores de deficiência, que ainda não está funcionando, é mantida fechada por falta de um proffissional especializado para essa área. Essa também comporta em suas dependências uma biblioteca com acessibilidade , um refeitório, um pátio recreativo e outras dependências administrativas.
Assistimos um dia de aula em uma sala do 2º ano e notamos, em geral, apesar do esforço, poucos recursos didáticos disponíveis para os alunos. A sala comporta 22 crianças e tem 19,5 m², muito pequena para a quantidade de alunos.
Durante a aula podemos perceber que apesar de estarem no 2º ano do ensino fundamental, poucos leem sem dificuldade.
Nos surpreendemos com a organização da escola e notamos um esforço enorme da direção pedagógica para ofertar um ensino de qualidade, apesar das inúmeras dificuldades constatadas.
Em geral, registramos muitas informações e enriquecemos nossos conhecimentos com as experiências vividas.





8 comentários:

  1. Gente vim olhar novamente como tava a minha postagem aqui e o que eu tinha escrito não está mais. Percebi que o de outras pessoas tbm sumiram. O que houve???
    Juliane Gonçalves Queiroz
    obs: a sorte é que eu salvei o que eu escrevi. E vou postar novamente !!

    ResponderExcluir
  2. Quando eu postei o meu os que eu lembro que tinha e não estão mais era o da Márcia, Mônica e Marcela.
    Não lembro se tinha mais algum!!
    Juliane Gonçalves Queiroz

    ResponderExcluir
  3. Também percebi Ju.
    o da Janaina tinha sumido, mas agora voltou.
    o da Marcia tbm não está mais ai, tem alguma coisa errada, pq será que não está aparecendo?
    - Caroline Cabral

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gente, eu acho que a postagem tem que ser feita logo abaixo do último que postou, pelo menos foi assim que eu fiz. Naum sei se está certo, mas pelo que vi naum sumiu ninguém.
    Diego Sena

    ResponderExcluir
  6. Falta o post da Marcia, ela postou ainda pela manhã. Fui até eu quem leu, corrigiu e tudo.
    - Caroline Cabral

    ResponderExcluir
  7. Quando eu postei o meu por exemplo estava certo,mas agora não consigo encontrar,pois acho estranho.
    Francy

    27 de setembro de 2011

    ResponderExcluir
  8. eu tbm lembro que a Márcia postou a parte dela, tava de um jeito e depois até ficou de outro, como a Carol disse... Onde foi parar?

    ResponderExcluir